A celebração da Quarta-feira de Cinzas marca o início do Tempo da Quaresma no calendário litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana. Vivido com intensa devoção, neste tempo os cristãos no mundo inteiro são chamados a viverem mais intensamente as práticas de jejum, penitência e oração em preparação para a celebração do mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Em Caetité, nas paróquias Senhora Sant’Ana (Catedral) e Nossa Senhora da Conceição Aparecida, diversas Missas com a benção e imposição das cinzas foram celebradas nas igrejas matrizes e nas capelas dos distritos do município. Em todas as celebrações foi grandioso o número de fiéis celebrantes.
Na Paróquia Senhora Sant’Ana, a primeira Missa do dia aconteceu às 7h na Catedral, presidida pelo bispo diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho. Na oportunidade, o bispo iniciou oficialmente a Campanha da Fraternidade 2023 em toda a Diocese de Caetité. A celebração foi transmitida ao vivo pela Rádio Educadora Santana de Caetité 100,7 FM.
Às 16h o padre Lázaro Trindade presidiu a Santa Missa no distrito de Pajeú do Vento, comunidade São José. Às 19h30 aconteceram três celebrações: no distrito de Brejinho das Ametistas (comunidade Nossa Senhora da Ajuda), presidida pelo Monsenhor Alex Adriano, no distrito de Santa Luzia (comunidade Santa Luzia), presidida pelo Monsenhor Adhemar Cardoso, e novamente na Catedral, presidida pelo padre Lázaro.
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida aconteceram três celebrações durante o dia, todas presididas pelo padre Danilo Lima. A primeira foi às 9h na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Às 16h aconteceu a segunda celebração na Igreja de São Pedro, distrito de Maniaçu. Por fim, às 19h30 aconteceu a última celebração novamente na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida com transmissão ao vivo pela Rádio Educadora Santana de Caetité 100,7 FM.