BahiaBrasilCaetitéCultura

Diocese de Caetité: Procissão dos Carros de Boi reúne milhares de fiéis para louvar Senhora Sant´Ana

O final de semana foi movimentado em Caetité. A 46ª Procissão dos Carros de Boi realizada ontem (22) reuniu milhares de fiéis e turistas na Praça da Catedral de Senhora Santana. A tradicional procissão faz parte da programação do novenário das festividades dedicadas à padroeira na paróquia e contou com a presença de carreiros de várias comunidades rurais do município que mantém viva a herança cultural.

A movimentação no Campo das Cobras, local da concentração, começou cedo e com brilhantismo na ornamentação. Os andores com Senhora Santana, São Joaquim e São José vieram em cima dos carros de boi, como manda a tradição. Atrás dos santos, surgiram centenas de carros de boi e carneiros. Carreiros que saíram de suas casas desde as três da manhã para participarem do momento festivo.

O gerente da Rádio Educadora Santana 100,7 FM, Luiz Alberto falou a nossa reportagem sobre a alegria em organizar esse evento. “Estamos todos orgulhosos ao participar dessa festa e tivemos uma parceria muito grande com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité, CEB´s, Prefeitura de Caetité, Cresol, Coomadac e outras instituições que abraçaram esse evento além da comunidade em geral. Depois de dois anos sem este evento estamos muito contentes em ver a Praça da Catedral do jeito que está. Muito bonita.” Relatou.

Para o Bispo Diocesano, Dom Carvalho esse momento representa muito para a Igreja Católica e para a valorização das comunidades rurais. “A celebração festiva se dá pela beleza da procissão, a ruralidade expressada pela fé e cultura. Importância essa que perpassa para além de adventos tecnológicos. Momento de valorização das comunidades rurais.” Disse.

            Na chegada à Praça da Catedral, vários devotos aguardavam a procissão. Na esquina da Cúria Diocesana, o diretor da Rádio Educadora, Padre Lázaro Trindade aspergia água benta sobre os participantes. Após a procissão teve a missa campal animada pelas CEB´s – Comunidades Eclesiais de Base e momento de moda de viola no “Barracão Cultural”, organizado pela Prefeitura de Caetité.

            O carreiro Joaquim Brás, fundador do Grupo de Carreiro São Joaquim da Comunidade da Tabua contou que foram seus bois que trouxeram a imagem de Senhora Santana em 1976. Veja na reportagem abaixo: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
× Como posso te ajudar?