Notícias

Desfile Cívico em Brejinho das Ametistas destaca 7 de setembro

Foto: Mauri Oliveira

Em solenidade ao 7 de setembro, data de comemoração da Independência do Brasil, a Prefeitura de Caetité, por meio das Secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo realizou hoje no distrito de Brejinho das Ametistas, situado à 27 Km da sede, o tradicional desfile cívico com a temática, “Educação para a paz e não para a violência”.

O desfile em comemoração à semana da Pátria faz parte dos festejos da padroeira do local, Nossa Senhora D’Ajuda. Fizeram-se presentes autoridades que compõem a administração municipal, além da comunidade que olhava atentamente as reflexões trazidas pelas crianças e jovens, ao longo do percurso, apresentadas na praça 7 de setembro.

As escolas da Rede Municipal de ensino e do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira-anexo, apresentaram inúmeras releituras da História do Brasil desde o período até os dias atuais.

Segundo a professora Marizete Carvalho, comemorar a nossa independência é comemorar nossas conquistas. “Essa data remete-nos a um espírito de resiliência em nossas conquistas diárias de um povo que não desiste nunca. Festejamos o Brasil e sua gente, esse Brasil que se prepara para novas possibilidades e desafios, com oportunidades de crescimento, redução das desigualdades e superação da pobreza por meio da educação”. Completa.

“O desfile está muito bonito. Os professores conseguiram desenvolver bem o tema escolhido para esse ano. O resgate da paz, sob o tripé das virtudes teologais: fé, esperança e caridade”, afirma a diretora do Grupo Escolar Vereador Clemente Ferreira de Castro, Diana Castro.

“O desfile cívico do Distrito de Beijinho das Ametistas tem grande importância para nosso município, pois valoriza a história desse marco em nosso país e mantém viva a tradição e suas manifestações culturais em sua pluralidade”. Destacou o prefeito Aldo Gondim.

A secretária de educação, professora Iamara Junqueira destacou a simbologia dessa data, afirmando, “As escolas conseguiram fazer muito bem as abordagens, não só de 1822, como também em contextualizar aos dias atuais. Esse desfile cívico é um momento oportuno para refletirmos os problemas socias e buscando principalmente a união e a paz. Parabéns Brejinho”.

© Mauri Oliveira/ Rádio Educadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Olá! Clique no Contato abaixo e entraremos em contato com você o mais breve possível.

Fale via Whatsapp