Cirurgião dentista responde dúvidas sobre tratamento ortodôntico

Dr. Eduardo Silveira apresenta os benefícios do tratamento ortodôntico para a sua saúde

Você já sentiu dores ao comer, rir ou falar? Os dentes desalinhados te incomodam na hora de sorrir? Quer melhorar sua autoestima? Eliminar espaços entre os dentes ou acabar com dores nos maxilares que dificultam a mordida e a fala? 2022 é o ano ideal para acertar na escolha do dentista que vai apresentar a solução para seu desconforto, e assim, você vai sorrir mais.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funcionam os aparelhos ortodônticos e quais os motivos para se procurar um profissional especializado na área. O cirurgião dentista, Dr. Eduardo Silveira da Clínica Odontomédica Caetité, respondeu as 06 perguntas muito comum sobre esse tema. Confira!

Qual o principal objetivo do tratamento com aparelho ortodôntico?

O principal motivo de procura das pessoas é para a correção dos dentes desalinhados e do restabelecimento do sorriso. Além disso, a ortodontia é responsável pela melhora da mastigação, da fala, da estrutura óssea facial, ou seja, responsável por uma melhor qualidade de vida e autoestima das pessoas.

Quais as principais causas dos dentes tortos?

Genética – quando os pais ou familiares próximos tem determinado tipo de maloclusão (dentes fora da posição) a tendência é que seus sucessores (filhos) herdem esse problema.

-Agenesia – é quando ocorre ausência congênita de um dente permanente (a pessoa já nasce com esse problema) assim os dentes não se encaixam como deveriam.

-Respiração bucal – a respiração pela boca é responsável por grande parte dos problemas de má formação dos ossos da face e do desalinhamento dos dentes, acontece muito em pessoas com renite, alergias e adenoides aumentadas.

-Hábitos deletérios (inadequado) – chupeta ou mamadeira por muito tempo, chupar dedo, sugar o lábio são alguns hábitos que podem causar problemas.

-Falta de acompanhamento – muitos problemas podem ser minimizados ou resolvidos com o acompanhamento feito por um ortodontista durante a fase de crescimento.

Adultos podem usar aparelho?

É um tema que está se desmistificando cada vez mais, antigamente quando a ortodontia não era tão evoluída o mais comum era o tratamento em crianças e adolescentes, mas hoje a grande parte, se não a maioria, das pessoas que procuram por tratamento são adultos e inclusive não existe idade máxima, pessoas com 50, 60, até 70 anos podem e tem o direito de se tratar.

Quais cuidados de higiene deve ter quem usa aparelho?

Com o uso do aparelho o acúmulo de alimentos nos dentes aumenta significativamente, assim é preciso ter uma dedicação maior com os hábitos de higiene, a principal indicação é escova e os dentes com mais cuidado com um capricho maior e mais vezes durante o dia, além disso, o uso do fio dental é fundamental para evitar que cáries e inflamação gengival apareçam.

Algumas pessoas usam aparelho mais de uma vez, isso é normal?

Ao final do tratamento, quando os dentes estão reposicionados o paciente deve usar um aparelho chamado contenção que serve para segurar os dentes nesta nova posição, além disso, deve ser feito o acompanhamento anual para anular essa possibilidade de um segundo uso. Acontece muito de o paciente finalizar o tratamento e não fazer o uso dessa contenção, não fazer o acompanhamento e só reaparecer depois de anos, nestes casos o risco de um novo processo é grande.

Quanto tempo dura um tratamento?

A resposta é depende. Depende da complexidade do caso, depende do tipo de aparelho, depende do comprometimento do paciente com o tratamento e depende da experiência do ortodontista.

O Dr. Eduardo Silveira é habilitado em novas tecnologias de aparelhos autoligados, estéticos e alinhadores invisíveis. Recentemente, a Clínica de atuação do dentista – OdontoMédica Caetité foi eleita pelo público da internet em uma pesquisa com mais de 20 mil interações, como destaque da cidade. A conquista do prêmio “Melhores do Ano 2020-2021” é a reafirmação da referência regional em saúde e aprovação profissional na realização de procedimentos clínicos.

            A OdontoMédica Caetité dispõe de uma moderna estrutura que abriga a medicina com alma, promovendo a perfeita integração entre o calor humano e inovação tecnológica. São mais de 15 especialidades a sua disposição. Na OdontoMédica Caetité, o paciente é submetido a exames precisos com soluções dedicadas à sua necessidade. Se você procura uma clínica com conforto, segurança e informação, com certeza é o ambiente ideal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Insira aqui seu Nome